A BCA Brasil Chapter e a ABRAVA promoveram em Belo Horizonte, dia 13 de junho/2018, o 3º  Workshop de Comissionamento de Instalações. Patrocinado pelas empresas Comis Engenharia e IMI Hydronic Engineering, a terceira edição do evento superou todas as expectativas, reunindo cerca de 150 pessoas no auditório do SENAI Lagoinha. As palestras difundiram experiências (cases) e reforçaram os principais conceitos e as melhores práticas de Comissionamento a serem adotadas em diferentes situações.

Galeria de Fotos

Apresentações (disponíveis para download)

Palestra 1  - Comissionamento do Projeto

Eduardo Yamada  (CTE)

 

Gerente técnico de sistemas prediais do CTE. Engenheiro civil e mestre em engenharia de sistemas prediais pela Escola Politécnica da USP). Professor do curso de especialização do PECE-USP “Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética”. Especialista em projetos e implementação de Comissionamento das instalações visando a sustentabilidade e eficiência energética dos sistemas prediais elétricos, ar condicionado e ventilação mecânica, automação predial, iluminação e sistemas hidráulicos.

BAIXAR AQUI

                     Palestra 2  -  Comissionamento de instalações

Thiago Portes  (Comis Engenharia)

 

Graduado em engenharia elétrica e engenharia de controle e automação pela Universidade Católica de Minas Gerais. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos (IETEC), MBA em Edifício Sustentáveis (Universidade FUMEC), Leed AP O+M - Ashrae CPMP.  É diretor da Comis Engenharia, com experiência em comissionamento, avaliação, análise de perfomance, testes, ajustes e balanceamento dos sistemas de ar condicionado, ventilação mecânica, elétrica, hidráulica, BMS (Building Management System).

BAIXAR AQUI

Palestra 3  -  Comissionamento de sistemas de automação

Alexandre Zanardo  (Anthares)

Graduado em Engenharia Mecânica Plena pela Faculdade de Engenharia Industtrial (1998). Diretor técnico da  Anthares. Ampla experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Refrigeração e Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Controle de Contaminação. Participante do CB 46 - Comitê Brasileiro de Áreas Limpas e Controladas. Professor da disciplina de HVAC do curso de Gestão Industrial Farmacêutica do IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação.

BAIXAR AQUI

Palestra 4  -  Balanceamento, controle e a lei do PMOC

Rodrigo Rochedo  (IMI Hydronic Engineering)

 

Graduado em Engenharia Mecânica  pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui MBA em Administração pela Ibmec Business School (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais).

É gerente Comercial da IMI Hydronic Engineering.

BAIXAR AQUI

Palestra 5  -  O comissionamento e seus benefícios

Fábio Neves  (Anthares)

 

Diretor comercial da Anthares, pós-graduado em Business Management, graduado em engenharia de produção mecânica e formação técnica em eletrônica. Mais de 18 anos de experiência em acompanhamento de start-up, comissionamento de projetos e instalações e qualificação de sistemas de climatização, refrigeração, salas limpas e ambientes controlados associados. Atuou em grandes processos de Comissionamento, com destaque para o datacenter do Banco Santander (Campinas-SP), unidade industrial da GSK (Jacarepaguá-RJ), Optiglobe (S. Paulo e Rio), Motorola e BYK Farmacêutica (atual Takeda) (Jaguariúna-SP). É o presidente atual do BCA Brasil Chapter.

BAIXAR AQUI

    Palestra 6  -  Cases práticos: Teatro Santander e Maternidade Santa Maria

                                          Palestra 8  -  O ciclo completo do comissionamento

Jorge Gennari  (Mantest)

 

Formado em 1984 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Engenharia Elétrica. Ao longo de 30 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto e dezenas de Comissionamentos nos últimos 6 anos. Como ex-presidente e atual vice-presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de Comissionamento no Brasil.

BAIXAR AQUI

BAIXAR AQUI

Palestra 7  -  Retrocomissionamento - Estudo de caso

Maurício Salomão Rodrigues  (Somar Engenharia)

 

Engenheiro Mecânico pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1990). MBA em Gerenciamento de Condicionamento e Comissionamento, pela FGV. Curso do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP). Sócio diretor da Somar Engenharia, atua no ramo de Comissionamento e Certificação de instalações de ar condicionado há 27 anos. Membro do comitê de estudos CE Condicionamento de Ar e Ventilação na área da Saúde do CB-55 da ABNT, para revisão da norma ABNT NBR 7256 – tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).

BAIXAR AQUI