A BCA Brasil Chapter promoveu no Rio de Janeiro, dias 8 e 9 de março, o I Workshop de Comissionamento de Instalações. Patrocinado pelas empresas Anthares, Mantest, CTE, LCS Link, Térmica e Ferreira Neves, que prestam serviços de Comissionamento em suas áreas de especialidades, o evento gratuito atingiu o número máximo de inscritos.

O auditório da Anthares Rio ficou tomado por profissionais que, com certeza, ampliaram conhecimentos e sanaram dúvidas sobre o tema Comissionamento.

Galeria de Fotos

Apresentações (disponíveis para download)

Palestra 1  -  Comissionamento: Rumos e Perspectivas

  Jorge Luis Gennari  -  Mantest

As origens do Comissionamento remetem a área naval, onde cada embarcação era “comissionada” antes de ser posta em uso. “Comissionar” era liberar para uso. Esse entendimento, hoje, é a garantia da qualidade de uma edificação. Como esse processo de Comissionamento aplica-se aos dias atuais? Quais são as limitações para que ele ocorra? Como proprietários e gestores podem ver valor neste processo e não um custo a mais para o empreendimento? O entendimento do processo de Comissionamento é crucial para que o mercado reconheça a sua importância.

Formado em 1984 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, o eng. Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Engenharia Elétrica. Ao longo de 30 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto. Como atual presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de comissionamento no Brasil, sendo responsável por dezenas de comissionamentos bem sucedidos nos últimos 5 anos.

BAIXAR

AQUI

                                                Palestra 2  -  O Comissionamento e seus Benefícios

                                                                            Fábio Neves  -  Anthares

O Comissionamento quando aplicado de forma completa e correta, traz inúmeros benefícios ao proprietário, empreendimento e usuários. A palestra pretende abordar os benefícios, as dificuldades, a cultura e a banalização do processo de Comissionamento.

Fábio Luis Leite Neves é diretor comercial da Anthares, pós-graduado em Business Management, graduado em engenharia de produção mecânica e formação técnica em eletrônica. Possui mais de 18 anos de experiência em acompanhamento de start-up, comissionamento de projetos e instalações e qualificação de sistemas de climatização, refrigeração, salas limpas e ambientes controlados associados. Atuou em grandes processos de Comissionamento, com destaque para o novo datacenter do Banco Santander (Campinas-SP), unidade industrial da GSK (Jacarepaguá-RJ), Optiglobe em S. Paulo e Rio, Motorola e BYK Farmacêutica (atual Takeda) ambos em Jaguariúna (SP).

BAIXAR

AQUI

                                                  Palestra 3  -  O Processo de Comissionamento para a Certificação LEED v4

                                                                              Eduardo Yamada - CTE

 

A palestra visa apresentar o processo de Comissionamento para novas construções, que é obrigatório para a obtenção da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na atual versão v4, que passou a vigorar em 11/2016. Alguns pontos importantes foram alterados em relação à versão anterior da certificação (v3), principalmente a inclusão do Comissionamento do sistema de envoltória. O objetivo é desmistificar e esclarecer o processo de Comissionamento requerido para a certificação, frente às atividades de Comissionamento (testes) que o mercado da construção atualmente pratica.

Eduardo Seiji Yamada é gerente técnico de sistemas prediais do CTE. Engenheiro civil e mestre em engenharia de sistemas prediais pela Escola Politécnica da USP. LEED AP (Accredited Professional). Professor do curso de especialização do PECE-USP “Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética”. Especialista na área de consultoria, elaboração, análise técnica de projetos e implementação do processo de Comissionamento das instalações visando a sustentabilidade e eficiência energética dos sistemas prediais elétricos, ar condicionado e ventilação mecânica, automação predial, iluminação e sistemas hidráulicos.

BAIXAR

AQUI

                                                  Palestra 4  -  Qual é o escopo do Comissionamento?

                                                     Marcos Antonio Pereira  -  Térmica

 

 

O mercado como um todo tem enorme dificuldade em entender o processo de Comissionamento e como formular sua necessidade real de ferramentas contidas neste processo, bem como estabelecer de forma adequada um escopo para seus proponentes. O objetivo da palestra é subsidiar um entendimento maior sobre o processo de comissionamento e como elaborar o seu escopo adequado.

Marcos Antonio Vargas Pereira  é diretor técnico comercial da Térmica Brasil. Engenheiro Mecânico (FAAP) com pós graduação em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI). Associate Member ASHRAE. Membro do subcomitê de exames profissionais ASHRAE e Profissional certificado ASHRAE - Comissioning Proccess Manager Profissional. Membro da ISPE e lider do comitê de Comissionamento e validação no Brasil. Cursos de extensão em qualidade de ar interior no PECE da Escola Politécnica da USP, de equipamentos industriais de desumidificação de ar e controle de ar exterior (Munters, Massaschussets-USA).

BAIXAR

AQUI

                                                  Palestra 5  -  Comissionamento, um Processo Contínuo - Estudo de Caso

                                                     Luis Augusto Pompeu de Toledo  -  LCS Link

 

 

O valor do Comissionamento, da fase de projeto até a entrega do empreendimento, vem se consolidando como fator fundamental para a qualidade e funcionalidade das edificações. Entretanto as instalações duram décadas e há a necessidade de um contínuo processo de garantia da qualidade, que podemos chamar de retro-comissionamento. A busca pela melhoria contínua passa por novos comissionamentos durante os anos de operação do empreendimento. A palestra pretende comprovar que o Comissionamento não termina na entrega da obra.

Luis Augusto Pompeu de Toledo Machado, engenheiro eletricista, 24 anos de experiência profissional, sócio diretor da LCS Link Engenharia, atua no Comissionamento de missão crítica, incluindo instalações industriais, prediais e data centers, automação de sistemas, sistemas de proteção elétrica e redes de comunicação. Atua focado no estado da arte e nas entregas aos clientes.

BAIXAR

AQUI

                                                  Palestra 6  -  34 Casos Reais - Uma Comparação

                                                  Jorge Luis Gennari  -  Mantest

Nos últimos 5 anos a Mantest efetivou 34 casos de Comissionamento em empreendimentos de diversos portes e finalidades. A palestra apresentará estes casos em formato de benchmark, onde os ganhos de qualidade operacional foram apurados e tabulados de forma que os benefícios dos Comissionamentos executados foram evidenciados como "antes e depois" ou "com e sem" Comissionamento. Será comprovado na exposição como o processo de Comissionamento antecipou a resolução de problemas operacionais que demandariam muito mais custo para serem resolvidos após o empreendimento entrar em operação.

BAIXAR

AQUI

                                                 Palestra 7  -  Soldagem de Tubulações e Dutos - Erros, Vícios e Consequências

                                                    Marcos Antonio Neves  -  Ferreira Neves

 

 

Nesta palestra serão abordados aspectos relevantes das técnicas tradicionais aplicadas na soldagem das tubulações e dutos de ar, nos sistemas hidráulicos, ar condicionado e gás combustível, apresentando as vantagens e limitações de cada técnica. Serão ainda apresentados e exemplificados os erros e vícios mais comuns cometidos na aplicação destas técnicas durante a fase de construção e suas consequência para o Comissionamento e para a manutenção pós obra.

Marcos Antonio Neves é engenheiro mecânico com pós-graduação em Administração da Qualidade. Sócio diretor da Ferreira Neves Engenharia e Consultoria. Marcos Neves tem mais de 30 anos de experiência em controle da qualidade e comissionamento em obras de instalações industriais e comerciais.

BAIXAR

AQUI

                                                  Palestra 8   -   O TAB (Teste, Ajuste e Balanceamento) e sua Importância

                                                                            no Processo de Comissionamento

                                                                                 Wesley Guimarães Fernandes  -  Anthares

 

 

O TAB (Teste, Ajuste e Balanceamento) é uma etapa dentro do processo de Comissionamento. Neste tema, serão abordados o que é realmente o TAB, sua importância, premissas e as dificuldades dentro do processo.

Wesley Guimarães é engenheiro mecânico e gerente técnico da unidade de negócios Rio de Janeiro da Anthares. Com mais de 6 anos de experiência em qualificação de sistemas de climatização, refrigeração e salas limpas e de Comissionamento de projetos e instalações de AVAC-R, possui vivência na gestão de planos de qualificação contínuos, elaboração e gestão de planos de Comissionamento, ensaios de desempenho de equipamentos e sistemas e solução de problemas operacionais.

BAIXAR

AQUI