A BCA Brasil Chapter e a ABRAVA promoveram em São Paulo, dia 28 de setembro/2017, o 2º  Workshop de Comissionamento de Instalações. Patrocinado pelas empresas IMI Hydronic Engineering e LCS Link, e copatrocinado por Full Gauge Controls, Ferreira Neves Engenharia e Sicflux, o evento difundiu experiências (cases) e reforçou os principais conceitos e as melhores práticas de Comissionamento a serem adotadas em diferentes situações.

Galeria de Fotos

Apresentações (disponíveis para download)

Palestra 1  - Comissionamento de Projetos

Eduardo Yamada  (CTE)

 

Gerente técnico de sistemas prediais do CTE. Engenheiro civil e mestre em engenharia de sistemas prediais pela Escola Politécnica da USP). Professor do curso de especialização do PECE-USP “Energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética”. Especialista em projetos e implementação de Comissionamento das instalações visando a sustentabilidade e eficiência energética dos sistemas prediais elétricos, ar condicionado e ventilação mecânica, automação predial, iluminação e sistemas hidráulicos.

BAIXAR

AQUI

                     Palestra 2  -  Contribuição das Válvulas de Controle no Comissionamento das Instalações

Amanda Salamone  (IMI Hydronic Engineering)

 

Engenheira mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, é Gerente Regional da IMI Hydroninc Engineering, responsável pela conduta técnica e comercial do estado de São Paulo e o Sul do Brasil, além de Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile. Possui curso de extensão continuada em tratamento de ar (Ventilação, Refrigeração e Ar Condicionado) - SMACNA/ABRAVA e cursos especializados da IMI na Suíça (Pressurization and Water Quality boosting training) e Dinamarca (Balancing & Control Boosting Training Program).

BAIXAR

AQUI

Palestra 3  -  Comissionamento da Instalação

Marcos Vargas  (Térmica)

Diretor técnico comercial da Térmica Brasil. Engenheiro Mecânico (FAAP) com pós graduação em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI). Associate Member ASHRAE. Membro do subcomitê de exames profissionais ASHRAE e Profissional certificado ASHRAE - Comissioning Proccess Manager Profissional. Membro da ISPE e lider do comitê de Comissionamento e validação no Brasil. Cursos de extensão em qualidade de ar interior no PECE da Escola Politécnica da USP, de equipamentos industriais de desumidificação de ar e controle de ar exterior (Munters, Massaschussets-USA).

BAIXAR

AQUI

Palestra 4  -  Recomissionamento

Luis Pompeu  (LCS Link Engenharia)

 

É engenheiro eletricista com 25 anos de experiência profissional, sócio diretor da LCS Link Engenharia, atua no Comissionamento de missão crítica, incluindo instalações industriais, prediais e data centers, automação de sistemas, sistemas de proteção elétrica e redes de comunicação. Atua focado no estado da arte e nas entregas aos clientes.

BAIXAR

AQUI

Palestra 5  -  Retrocomissionamento de Instalações

Tomaz Cleto  (Yawatz)

 

Engenheiro mecânico, empresário e consultor técnico pela Tomaz Cleto Yawatz Engenharia, membro da ASHRAE (American Society of Heating Refrigerating and Air Conditioning Engineers), do IIF (Institut International du Froid), ISA (Instrumentation, Systems and Automation Society), e ANPRAC (Associação Nacional dos Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado). Foi vice-presidente do conselho consultivo do Instituto Brasileiro do Frio (IBF), além de coordenador executivo do comitê de refrigeração industrial.

BAIXAR

AQUI

Palestra 6  -  O Comissionamento e seus Benefícios

Fábio Neves  (Anthares) - substituído na apresentação por Wili Hoffmann (Klimatu)

 

Diretor comercial da Anthares, pós-graduado em Business Management, graduado em engenharia de produção mecânica e formação técnica em eletrônica. Possui mais de 18 anos de experiência em acompanhamento de start-up, comissionamento de projetos e instalações e qualificação de sistemas de climatização, refrigeração, salas limpas e ambientes controlados associados. Atuou em grandes processos de Comissionamento, com destaque para o datacenter do Banco Santander (Campinas-SP), unidade industrial da GSK (Jacarepaguá-RJ), Optiglobe (S. Paulo e Rio), Motorola e BYK Farmacêutica (atual Takeda) (Jaguariúna-SP).

BAIXAR

AQUI

Palestra 7  -  Ciclo Completo do Comissionamento

Jorge Gennari  (Mantest)

 

Formado em 1984 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Sistemas de Potência, Jorge Luis Gennari é o fundador e responsável técnico da Mantest Engenharia Elétrica. Ao longo de 30 anos de vivência em Sistemas Elétricos de Potência, participou de mais de 3 mil intervenções em SEP, a maior parte delas como responsável direto e dezenas de Comissionamentos nos últimos 6 anos. Como atual presidente do BCA Brasil Chapter, dedica-se a disseminar a atividade de Comissionamento no Brasil.

BAIXAR

AQUI